Mindset – resenha crítica

Mindset

Mindset é uma palavra bem conhecida nos dias de hoje e refere-se à configuração que damos ao nosso cérebro ao longo do tempo. Além disso, algumas atitudes mentais, que fazem parte do nosso mindset, criam padrões que moldam nosso comportamento. A reprogramação desse mindset, juntamente com a compreensão de seus limites, pode ajudá-lo imensamente a conquistar seus objetivos. Dweck, que é professor de psicologia na prestigiada Universidade de Stanford, é amplamente reconhecido por seus trabalhos sobre o traço psicológico do mindset. Neste microbook, você aprenderá a transformar suas atitudes mentais e a desenvolver um mindset mais positivo. Ficou interessado? Então, ouça em apenas 12 minutos como criar padrões e superar seus limites com um mindset adequado.

Para quem é?

Se você deseja ter uma qualidade de vida maior, invista mais em si, tenha maior clareza em seus atos ou simplesmente entenda mais sobre o seu cérebro. Este microbook é mais que recomendado, ideal para ser lido em casa no momento de relaxamento.

Em “Mindset – revisão crítica” você aprenderá:

  • Seu sucesso é determinado por sua atitude mental.
  • Sua atitude mental também determina seus relacionamentos.
  • Você precisa se esforçar constantemente para mudar sua atitude mental.

Biografia do autor

Carol S. Dweck

Carol S. Dweck é professora de Psicologia na Universidade de Stanford, formada pelo Barnard College e Ph.D pela universidade de Yale. Suas principais áreas de pesquisa e desenvolvimento são motivação, personalidade e desenvolvimento. Carol é uma das principais pesquisadoras mundiais no campo de pesquisa. Sua pesquisa se concentrou em por que e como as pessoas conseguem alcançar o sucesso. Ela deu palestras em todo o mundo e foi eleita para a Academia Americana de Artes e Ciências. Seu trabalho foi apresentado em publicações como The New York Times. The New Yorker. Time, The Washington Post e The Boston Globe.

Você pode ser destruído por um mindset de atitude mental fixa.

As pessoas crescem e mudam diariamente, mas aqueles que possuem um mindset de ‘atitude mental fixa’ ignoram essa verdade e escolhem acreditar que seus traços e talentos são imutáveis. Acredito, portanto, que essa falta de habilidade pode ser transformada com um mindset mais aberto.

Um mindset fixo leva as pessoas a sentirem a necessidade de provar suas habilidades tanto para si mesmas quanto para o mundo, exigindo, assim, elogios e palavras de afirmação diariamente. Para essas pessoas, o fracasso se torna um constrangimento inaceitável que elas tentam evitar a todo custo.

Como a perfeição é o objetivo do mindset de atitude fixa, esses indivíduos se agarram ao que já sabem para alcançar o sucesso. Se você adota essa postura e comete um erro, transforma essa experiência em um momento de decisão que o classifica como um fracasso.”

Nenhuma das afirmações que um mindset de atitude mental fixa nos apresenta é verdadeira ou saudável. Quando pensamos dessa maneira, limitamos nossa capacidade de alcançar nosso potencial e atingir nossas metas.

O aprendizado das crianças é influenciado pelo seu mindset

Tudo o que dizemos e fazemos pode deixar uma marca em uma criança. Como pais, professores ou treinadores lidando com o crescimento e desenvolvimento delas, devemos garantir que estamos encorajando uma atitude mental progressiva e ensinando-as a aprender e crescer.

Se um professor posiciona todos os seus estudantes de acordo com os seus QIs e os trata de maneira diferente, ele impõe uma atitude mental fixa. As crianças recebem a mensagem de que precisam parecer inteligentes e se esforçar para serem as melhores, acreditando que não podem mudar sua inteligência ou posição.

O que as crianças deveriam aprender é que preservar e se esforçar ao máximo é muito mais importante do que qualquer outra coisa. Não devemos impedir que elas tentem coisas novas, fazendo-as sentir-se burras por falharem.

Elogios podem ser ferramentas úteis para motivar crianças, mas apenas se forem feitos de maneira adequada. Você deve elogiar o esforço que uma criança faz, não seu intelecto, talento ou velocidade. Elas precisam ser encorajadas a trabalhar duro.

Se uma criança fracassa, é nosso dever, como adultos, mostrar como transformar esse fracasso em uma experiência de aprendizado. Ao tirar uma nota baixa em um teste, devemos ajudá-la a entender que a razão para tal nota é a necessidade de se esforçar mais para aprender o assunto.

A Atitude Mental e o Sucesso

O que faz com que alguém alcance o que outros não conseguem não é a sorte, mas sim uma atitude mental progressiva. Cada pessoa determina seu sucesso pela maneira como pensa e reage a novas situações. Aqueles que mantêm uma atitude mental fixa se preocupam em repetir experiências sem se concentrar em melhorar.

Essas pessoas hesitam em fazer o que amam, pois têm medo de não conseguir alcançar seus objetivos. As atitudes mentais fixas e progressivas operam de maneira diferente, pois têm metas distintas. Por exemplo, imagine dois maratonistas prestes a correr.

Exemplos de Maratonistas

Um maratonista com uma atitude mental fixa tenta correr sem muito treino, almejando o primeiro lugar como prova de seu talento nato. Se ele não conseguir essa posição, perde o interesse pela maratona, arranja desculpas e continua treinando da mesma forma.

Por outro lado, um maratonista com uma atitude mental progressiva dedica-se intensamente ao treinamento. Para ele, não ser o primeiro colocado não é devastador; é apenas um sinal de que precisa treinar mais. Ele aproveita o desafio como uma oportunidade de crescimento.

Transformando sua Mentalidade

Esse maratonista percebe que o talento não é algo fixo, mas que pode ser desenvolvido com esforço e aprendizado. Pessoas com atitude mental fixa acreditam que ter que se esforçar as torna menos talentosas ou inteligentes do que os outros, enxergando tudo como uma competição.

Em contraste, aqueles com uma atitude mental progressiva veem os outros como companheiros, não concorrentes. Eles acreditam que qualquer um pode aprender com esforço e que o esforço, e não apenas o resultado, deve ser elogiado. Agora, vamos nos concentrar em fatores cruciais para transformar sua mentalidade, abordando relacionamentos, a rotina no ambiente de trabalho e a necessidade de se empenhar.

Sua atitude mental também determina seus relacionamentos

Pessoas com uma atitude mental fixa frequentemente têm dificuldades com relacionamentos, porque o crescimento é o alimento do amor. Isso é verdade para relacionamentos familiares, amizades e relacionamentos amorosos.

Relacionamentos nunca são perfeitos. Portanto, a necessidade de busca a perfeição das pessoas com atitude mental fixa, faz com que fiquem infelizes por não conseguirem alcançá-la. Pessoas não são 100% compatíveis – na verdade, a maioria dos especialistas em relacionamentos pensam que diferenças são saudáveis.

Pessoas com atitude mental progressiva aceitam mais facilmente que cada indivíduo é único. Além disso, elas reconhecem que estão se esforçando constantemente para crescer, se desenvolver e se tornarem versões melhores de si mesmas ao longo do tempo. Quando duas pessoas com atitude mental fixa estão em um relacionamento, elas precisam evitar o perigo de transformar o outro em um inimigo. Se, por exemplo, Gabriela e Marcelo, que estão namorando, estão sempre tentando provar que podem fazer coisas melhores que os outros, o relacionamento deles passará por um período difícil. Ninguém quer ser o mais fraco ou inferior.

Devemos trabalhar juntos e para o outro em todos os tipos de relacionamento. É muito importante considerar o fato de que as pessoas podem mudar. Em um relacionamento, é preciso aceitar que vocês não irão concordar em tudo e serem capazes de olhar isso como uma experiência de aprendizado positiva.

A comunicação constante permite que você discuta qualquer problema que surja. Além disso, é fundamental não presumir que sabe o que a outra pessoa está pensando ou sentindo; você sempre deve perguntar para garantir que tudo fique claro.

A Importância da Mentalidade no Sucesso

Ter uma atitude mental fixa ou progressiva determina se você fracassará ou terá sucesso nos negócios. Da mesma forma que em qualquer outra área, algumas pessoas se destacam mais do que outras devido ao seu talento. Criar uma equipe composta por pessoas talentosas não será suficiente se elas não possuírem uma atitude mental correta.

Indivíduos em determinadas cargas que possuem uma atitude mental fixa ficam estagnados e podem até fazer com que empresas quebrem. Eles impedem os processos de aprendizagem e mudanças necessárias para ter sucesso. A companhia precisa de um líder com uma mentalidade progressiva para melhorar e preservar os processos.

Essa pessoa deve estar disposta a se comunicar com indivíduos de todos os níveis, avaliar os problemas e, assim, pensar em maneiras eficazes de resolvê-los. Jack Welch da General Electric era um líder assim, que mantinha conversas constantes com seus trabalhadores na fábrica e agia dando feedback.

Exemplos de Liderança e Mentalidade

Ele se preocupava com o seu tempo e não com ele mesmo, porque entendia que o sucesso da companhia necessariamente fazia o esforço de toda a equipe. Não dependia do seu próprio talento para alcançar o tão merecido sucesso, mas trabalhou com afinco todos os dias para promover os melhores interesses da companhia.

Por outro lado, o antigo CEO da Chrysler, Lee Iacocca, era um líder com uma atitude fixa totalmente focada em si. Ele não poderia crescer e se adaptar às mudanças no mercado e foi eventualmente substituído. Iacocca estava muito ocupado tentando provar seu trabalho para o mundo para conseguir terminar algo útil.

Colaboração e Crescimento da Equipe

Para crescer, os negócios precisam de funcionários com uma atitude mental progressiva. Cada trabalhador precisa ser valorizado e autorizado a expressar sua opinião quando for preciso. Se a força de trabalho adquire o hábito de pensar em grupo, todos refletem de uma maneira semelhante e ninguém pode discordar ou criticar.

Então, decisões serão tomadas. Todo indivíduo deve ser capaz de apontar falhas nos planos. Pessoas com mente progressiva podem utilizar um feedback negativo e transformá-lo em uma oportunidade de desenvolvimento, enquanto mentes fixas irão simplesmente se sentir julgadas.

Negócios bem-sucedidos reconhecem que funcionários com alto desempenho são ativos valiosos e que nunca devem, por nenhuma razão, ser prejudicados. Cada membro da força de trabalho precisa colaborar. Como um time, eles devem promover o sucesso do grupo, valorizando a colaboração mais do que as contribuições individuais.

Você precisa se esforçar constantemente para mudar sua atitude mental

Saber a diferença entre a atitude mental fixa e progressiva é o primeiro passo para o autoaperfeiçoamento, mas você não pode parar aqui. Mudar sua atitude mental leva tempo e muito esforço.

Não será suficiente, portanto, fazer apenas uma ou duas pequenas mudanças. Você precisará olhar para tudo em sua vida de uma maneira nova e progressiva. Para começar, pode se perguntar onde encontrará oportunidades para aprender e crescer diariamente.

Pode se surpreender ao descobrir quantas oportunidades existem. Pode ser assustadora a princípio, mas quanto mais controle você tem, mais pode crescer. Você deve planejar manter essa nova atitude mental e continuar seu crescimento.

Com o tempo, pode se tornar uma pessoa que sempre se esforça e aprende em todas as situações. Então, selecione para promover o crescimento daqueles ao seu redor. Lembre-se de que será um trabalho difícil e que o esforço é aquilo que você deve avaliar em você e nos outros.

A atitude mental fixa que você está protegido para abandonar ainda estará presente. Mas, felizmente, com as habilidades que você ganhará, aprendendo a atitude mental progressiva saberá que é sempre possível mudar para melhor.

Você não está, portanto, preso no seu estado atual. Na verdade, é possível mudar toda a sua perspectiva e abordagem na vida para facilitar o sucesso e o crescimento. Para isso, você só precisa estar disposto a trabalhar duro e manter uma atitude mental correta.

Notas finais

As atitudes mentais que adotamos são centro do que fazemos, pensamos e sentimos a cada novo dia. Entender que uma atitude mental progressiva leva ao sucesso e ao auto aperfeiçoamento, enquanto uma atitude mental fixa impede o crescimento pode ajudar a controlar seu desenvolvimento e felicidade.

Você tem a habilidade de mudar. Tenha em mente que nada se conserta naturalmente, a menos que você tome uma atitude. Você pode passar de um estado em que teme o fracasso para um estado em que cria experiências e descobre novas formas de pensar sobre cada situação em sua vida.

Além disso, podemos usar esse novo conhecimento para empoderar as pessoas que amamos e encorajá-las a progredir. Aplicamos as atitudes mentais tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Quando você realmente reflete sobre isso, descobre que pode, de fato, usar uma atitude mental progressiva para transformar tudo em sua vida para melhor.

Não deixe, portanto, que a atitude mental fixa atrapalhe você. Na verdade, você pode mudar quem é, aumentar sua inteligência e descobrir novos potenciais escondidos. Afinal, quem você é e o que pode fazer dependem inteiramente de você.

Dica do 12 minutos. Gostou do microbook? Então, leia também “As armas da persuasão” e descubra excelentes métodos para influenciar pessoas.

Reading Mindset – resenha crítica no #12min! https://12min.com/br/mindset-9

Leia também: Mindset

Scroll to Top

Discover more from Mulheres de Negócio Online

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading