
Robert T. Kiyosaki
Sobre este microbook
No mundo atual, como as pessoas acreditam na falácia de que para ser rico, você precisa receber um salário alto. O livro “Pai rico, pai pobre”, desmente esse mito e te desafia a pensar sobre como você controla sua vida financeira. Aprenda sobre finanças pessoais e identifique as características comuns às pessoas ricas.
Desafie-se de que sua casa é um ativo e de que seu salário seja suficiente para comprar coisas supérfluas com o cartão de crédito. Ensine seus filhos desde cedo a ter educação financeira e os ajudam a serem adultos independentes e ricos no futuro.
Os autores do livro Pai Rico Pai Pobre te desafiam a pensar fora da caixa e a mudar sua mentalidade sobre o dinheiro. Aprenda com especialistas e faça o dinheiro trabalhar para você! Vem com a gente ler o resumo do livro Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki!
Para quem é?
Para todos aqueles que desejam pensar fora da caixa e mudarem sua atenção sobre o dinheiro.
Em “Pai Rico Pai Pobre – revisão crítica” você aprenderá:
- As crianças precisam de ter educação financeira
- Perca seu medo e corra riscos
- Aprenda sobre finanças
- Veja o que faz o pai rico ser diferente do pai pobre.
Biografia do autor
Kiyosaki é mais conhecido por seu livro Pai Rico, Pai Pobre, o best-seller nº1 do New York Times. Kiyosaki avanço com Pai Rico de Independência Financeira e Guia do Pai Rico para Investir. Ele já teve pelo menos uma dúzia de livros publicados.
As crianças precisam ter educação financeira
A falta de educação financeira nas escolas faz com que as crianças sejam péssimas para lidar com o dinheiro após crescerem. Consequentemente, espera-se que os filhos recebam educação financeira dos pais; no entanto, a maioria deles está mal preparada para ensinar seus filhos sobre dinheiro.
Eles podem ser pais pobres lutando para pagar as despesas, ou, por outro lado, médicos, advogados e banqueiros especialistas que, apesar de suas qualificações e alta supervisão, ainda assim enfrentam desafios financeiros.
Pais ricos e pobres podem ter atitudes diferentes em relação ao dinheiro. O pai rico, por exemplo, estimula seus filhos a serem empreendedores, além de assumir e gerenciar riscos, bem como defender a independência financeira.
O pai rico acredita que, entendendo como o dinheiro funciona, você pode utilizá-lo para trabalhar em seu favor e, consequentemente, acumular riquezas. Eles moldam suas vidas através de seus pensamentos e ações.
Precisamos garantir que nossas crianças entendam sobre dinheiro desde novos, para que, no futuro, sejam financeiramente mais experientes e capazes de sobreviver em ambientes incertos.
Aprenda sobre finanças
Com tantos altos e baixos econômicos, apenas o conhecimento financeiro pode manter nosso dinheiro salvo. Se nos concentrarmos em ganhar dinheiro – contratando contadores ou gerentes financeiros para investir nossos lucros, por exemplo – há uma boa chance de que um dia perderemos.
Ter uma mente aberta para oportunidades financeiras e investimentos é fundamental, além disso, fazer perguntas em vez de aceitar qualquer coisa que os especialistas financeiros nos digam (como “diversifique seus investimentos” ou “sua casa é um ativo”) nos ajudará, assim, a tomar decisões conscientes e proteger nosso patrimônio.
O conhecimento financeiro nos permite identificar oportunidades de investimento raras, no lugar de adotarmos atitudes inflexíveis em que nos tornamos avessos a riscos e só apostamos em situações seguras. O que importa não é o quanto você ganha, mas o quanto você economiza para o futuro e para as outras gerações.
O rico compra ativos, enquanto os membros da classe média frequentemente compram passivos que acreditam ser ativos. Se você considera que sua casa é um ativo, pense novamente. Lembre-se: um ativo é qualquer coisa que gere mais dinheiro. Uma casa gasta muito mais dinheiro das seguintes maneiras:
- dívidas com hipoteca;
- impostos caros;
- perdas pela depreciação do valor da casa;
- oportunidades de investimento perdidas.
Um ativo é, portanto, qualquer coisa que nos gere mais dinheiro, como ações, rumos, negócios em que não precisamos trabalhar, mas que ajudem a gerar mais renda, royalties de propriedades intelectuais, fundos mútuos, propriedades e notas promissórias.
Para ser rico, precisamos comprar ativos já que eles nos garantem um fluxo de renda que podemos usar para ganhar mais ativos que obtiveram dinheiro, pagar as despesas de nossos filhos ou começar um novo negócio sem pegar empréstimos.
Foque em construir ativos sólidos
Nossa profissão difere de nosso negócio. De fato, a maioria de nós trabalha para ganhar dinheiro que provavelmente não irá durar muito e fará com que os donos dos negócios se tornem ricos. Nesse processo, ignoramos nosso próprio negócio. Além disso, nosso negócio diz respeito aos nossos ativos e não à nossa renda.
Os ativos que podem fazer nosso negócio crescer sem que tenhamos que trabalhar incluem ações, opções, imóveis, fundos mútuos, promissórias e, ainda, “royalties”. Para nos tornarmos ricos, é importante focar em nosso negócio tanto quanto em nossa profissão.
Focamos no desenvolvimento de ativos sólidos. Portanto, jovens trabalhadores que ainda vivem em casa com seus pais devem ser encorajados a fortalecer seus ativos antes de saírem de casa e começarem a viver por conta própria.
Isso os ajudará a sobreviver a futuras crises financeiras quando decidirem comprar uma casa, casar-se ou aumentar suas compras no cartão de crédito. Além disso, é melhor selecionar os ativos que amamos. Novamente, o conhecimento financeiro pode nos ajudar a escolher os ativos que combinam com nossa personalidade e interesses.
Ricos podem pagar menos impostos
Para entender isso, precisamos estudar a perspectiva histórica dos impostos. Inicialmente, antes de 1874, os cidadãos não pagavam imposto algum. Naquela época, o governo cobrava impostos temporários apenas durante os períodos de guerra. Posteriormente, as leis de impostos de renda surgiram.
A maioria visava os ricos, que podiam facilmente pagar os impostos. Entretanto, depois que a classe média e pobre votou a favor dos impostos, acreditando que não seria afetado por isso, o governo mudou a situação e cobrou impostos em todas as classes econômicas para aumentar suas receitas.
O dinheiro dos impostos era então direcionado aos trabalhadores do governo e aos ricos através de contratos públicos com as corporações. Os ricos não sofrem com os impostos já que proporcionam encontrar formas legais para não pagar o valor total que devem.
Uma das maneiras de fazer isso é criar e ser dono de uma corporação, que não passa de uma entidade legal existente para reduzir legalmente o imposto de renda. Os ricos pagam então seus impostos como pessoa jurídica e não física, por isso as taxas são menores.
Donos de corporações pagam por suas despesas antes de pagar impostos, enquanto os empregados de classe média são primeiros tributados e depois pagam suas dívidas. Uma corporação também mantém a separação entre o dinheiro pessoal e o do negócio.
Agora que olhamos na metade da leitura, vamos conhecer melhor os elementos centrais da visão revolucionária do nosso autor sobre o enriquecimento.
Valorize sua mente e não o dinheiro
Dúvida e falta de autoconfiança podem impedir que superemos os limites de nossa inteligência. Além disso, se não tivermos coragem, mesmo nosso conhecimento técnico não pode nos ajudar a maximizar nosso potencial de riqueza. Portanto, para evitar ser sempre conservador e preocupado com riscos, você deve se concentrar em estudar e conhecer finanças.
Isso abre diversas opções e ajuda a criar suas próprias oportunidades, em vez de esperar por elas. Além disso, valorizar a mente em vez do dinheiro ajudou muitas pessoas a ganhar milhões utilizando estratégias financeiras inteligentes. Portanto, nossa mente é nosso maior ativo.
Usá-lo para incrementar nosso conhecimento financeiro pode gerar diversas oportunidades de lucro, por exemplo, comprar um imóvel durante uma crise no mercado imobiliário — em um momento em que todos estão com medo de investir — e vendê-lo no momento certo, resultando em lucros substanciais.
Podemos também aplicar nosso conhecimento financeiro para gerenciar riscos de maneira eficiente, os quais dependem do investimento. Além disso, o investidor que construiu seu próprio portfólio está mais perto de se tornar rico do que aquele que compra pacotes de investimento.
Faça com que pessoas inteligentes comprem sua ideia
As pessoas mais talentosas não são necessariamente aquelas que ganham mais dinheiro. Por outro lado, a diferença entre um escritor talentoso que vendeu um número modesto de livros e um que não é tão talentoso assim, mas escreveu livros na lista dos mais vendidos, pode ser apenas o marketing.
A chave para o sucesso financeiro não é apenas o talento e o trabalho duro; na verdade, também envolve a inteligência financeira e truques que levam as pessoas a comprar nossos produtos. Além disso, os jovens não devem trabalhar apenas para ganhar dinheiro, mas sim para aprender novas habilidades que podem ser aplicadas em suas profissões dos sonhos.
Aqueles que possuem habilidades técnicas, porém não são bons comunicadores, devem, portanto, considerar melhorar suas habilidades de comunicação a fim de gerenciar pessoas, sistemas e dinheiro de maneira mais competente.
Maximize seu lucro
Esses são dez passos para acordar o gênio financeiro dentro de você:
- Identifique os motivos pelos quais você quer se tornar rico e os utilize para se motivar a continuar tentando;
- Escolha como você quer usar cada centavo que ganha. Você tem o poder de gastá-lo ou investir – essas escolhas vão determinar se você será rico, pobre ou de classe média. Tempo e educação são dois ativos importantes para você usar;
- Mantenha amizades com pessoas que podem te ensinar lições valiosas sobre dinheiro. Isso não significa que você só deva ter amigos ricos, mas sim que você deva interagir com pessoas que lidam de maneira bem-sucedida com sua riqueza;
- Tenha certeza de que sua educação financeira tem uma abordagem multidisciplinar. Não tente aprender uma fórmula: você deve procurar estratégias para fazer seu trabalho mais rápido ou ajudá-lo a fazer ajustes no jogo rápido quando as regras mudam;
- Para construir bons ativos, dê prioridade a você mesmo e não aos credores ou ao governo. Isso não significa que você deva ser financeiramente irresponsável, mas sim que precisa cultivar autodisciplina para evitar dívidas enormes;
- Pesquise corretores e tome decisões bem pensadas. Descubra se eles também são investidores; se não for, evite contratá-los, já que não podem possuir experiência suficiente para guiá-los. Um corretor inteligente vai te ajudar a ser rico, então a remuneração de maneira justa;
- Quando você estiver pensando em investir em um ativo, pergunte-se quanto tempo demorará para recuperar seu dinheiro. Se você está investindo no mercado de ações ou imobiliário, você pode recuperar seu dinheiro e esperar enquanto sua ação e/ ou propriedade gera retorno;
- Use sua vontade de comprar itens luxuosos como uma motivação para encontrar novas maneiras de comprar ativos. Se você tem o hábito de depender do cartão de crédito para comprar itens luxuosos, isso irá te dividir uma hora ou outra;
- Encontre grandes investidores como Warren Buffet ou Peter Lynch para te inspirar e entender o que eles fizeram para ganhar milhões;
- Seja generoso com seu tempo, riqueza e amores. A lei da reciprocidade vai garantir que qualquer um que você ajude, erá [util quando você precisar.
Tenha atitude e comece imediatamente
Além dos 10 hábitos, há também alguns passos que você pode começar imediatamente:
- examine sua vida para ver o que está ou não funcionando;
- adquirir por novas ideias; encontre um novo livro para ler; aprenda novas fórmulas;
- encontre alguém que seja bem-sucedido em sua área de interesse. Convide para um almoço ou peça dicas e ideias;
- convidar para aulas e vídeos;
- se você está procurando investir em imóveis. faça muitas ofertas – alguém pode aumentá-las. Ande pelo novo bairro, questione e procure por pistas para descobrir se é ou não um bom lugar para investir;
- pense grande, invista em grandes oportunidades em vez de ir atrás das oportunidades pequenas;
- aja rapidamente quando identificar oportunidades.
Notas finais
Somos dependentes de nossa profissão para termos de renda, usando-a para pagar as contas, comprar uma casa ou gastar com coisas supérfluas ocasionais. Por isso, não é à toa que a maioria de nós não é rica. Em contrapartida, os ricos se concentram em construir ativos e continuar gerando dinheiro, o qual eles usam para criar mais ativos.
Pague a você mesmo primeiro para se sentir inspirado e encontrar novas maneiras de ganhar dinheiro extra. Não hesite em tentar e tomar atitudes rápidas para não perder oportunidades.
Se você gostou deste livro, que tal começar a organizar suas finanças pessoais? Existem vários aplicativos gratuitos para isso que te ajudam muito na hora de colocar em ordem o seu dinheiro, como o GuiaBolso.
Reading Pai Rico Pai Pobre – resenha crítica no #12min! https://12min.com/br/pai-rico-pai-pobre